sábado, 11 de agosto de 2012

Qual a origem de suas frutas e hortaliças?

 
Na compra de qualquer produto é natural que tenhamos preferências. A escolha de um item em especial é atrelada a fatores ligados a razão e também a emoção. Ali pelos lados da razão consideramos a qualidade do produto, o valor nutricional, segurança em seu consumo e o quanto isso custará ao nosso bolso. Pelo lado da emoção permeamos algo mais complexo de mensurar: aromas, sabores, cores e texturas mexem com sentidos e sentimentos. 

Será que reparamos o suficiente na origem das frutas e hortaliças que fazem parte do nosso dia-a-dia? Qual a marca das maçãs, mangas, abacaxis, laranjas, batatas, cenouras, beterrabas, alfaces.... que entram na nossa casa?


Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a marca identifica e diferencia a empresa e seus produtos ou serviços dos concorrentes. Sinaliza ao consumidor a origem do produto, além de protegê-lo. Além disso, é responsável por fixar o nome do negócio e suas ações na mente dos compradores. Muitas marcas passam a ser sinônimos de seus produtos comercializados.

Por isso, saber identificar nossa marca favorita é uma maneira de prestigiar e manter no mercado aqueles itens que nos satisfazem. Em nome da quantidade e preços baixos, em detrimento a qualidade, deparamo-nos com frutas e hortaliças que não apresentam condições ideais de comercialização. O ponto de colheita ideal é aquele que garantirá máximo valor nutritivo, sabor e aroma ao longo da pós-colheita do produto. Este ponto ideal é específico para cada cultura, podendo ocorrer amadurecimento ou não após a retirada da planta. A prática da colheita antes do tempo ideal pode ocorrer por simples falta de conhecimento e também por questões de demanda. 

A falta de flavor (sabor e aroma) específicos de cada produto é caso corriqueiro e motivo de reclamações por parte dos consumidores.  A escolha baseada apenas em beleza não garante qualidade, assim como a não adequação a algumas padronizações, como tamanho por exemplo, não é indicativo de produto ruim. Hoje, através da internet, é possível obter informações de plantio, colheita, respeito ao meio ambiente, boas práticas agrícolas e outros dados que possam ser importantes a cada consumidor. Diante de tantas variáveis, saber de onde vem e quem produz o que ingerimos é um fator que nos auxilia em boas escolhas.


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