Na compra de
qualquer produto é natural que tenhamos preferências. A escolha de um item em
especial é atrelada a fatores ligados a razão e também a emoção. Ali pelos
lados da razão consideramos a qualidade do produto, o valor nutricional,
segurança em seu consumo e o quanto isso custará ao nosso bolso. Pelo lado da
emoção permeamos algo mais complexo de mensurar: aromas, sabores, cores e
texturas mexem com sentidos e sentimentos.
Será que
reparamos o suficiente na origem das frutas e hortaliças que fazem parte do
nosso dia-a-dia? Qual a marca das maçãs, mangas, abacaxis, laranjas, batatas,
cenouras, beterrabas, alfaces.... que entram na nossa casa?
Segundo o Sebrae
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a marca identifica e diferencia a empresa
e seus produtos ou serviços dos concorrentes. Sinaliza ao consumidor a origem
do produto, além de protegê-lo. Além disso, é responsável por fixar o nome do
negócio e suas ações na mente dos compradores. Muitas marcas passam a ser
sinônimos de seus produtos comercializados.
Por isso, saber
identificar nossa marca favorita é uma maneira de prestigiar e manter no
mercado aqueles itens que nos satisfazem. Em nome da quantidade e preços
baixos, em detrimento a qualidade, deparamo-nos com frutas e hortaliças que não
apresentam condições ideais de comercialização. O ponto de colheita ideal é
aquele que garantirá máximo valor nutritivo, sabor e aroma ao longo da
pós-colheita do produto. Este ponto ideal é específico para cada cultura, podendo
ocorrer amadurecimento ou não após a retirada da planta. A prática da colheita
antes do tempo ideal pode ocorrer por simples falta de conhecimento e também
por questões de demanda.
A falta de flavor (sabor e aroma) específicos de
cada produto é caso corriqueiro e motivo de reclamações por parte dos
consumidores. A escolha baseada apenas
em beleza não garante qualidade, assim como a não adequação a algumas padronizações, como tamanho por exemplo, não é indicativo de produto ruim. Hoje, através da internet, é possível obter informações
de plantio, colheita, respeito ao meio ambiente, boas práticas agrícolas e outros
dados que possam ser importantes a cada consumidor. Diante de tantas variáveis,
saber de onde vem e quem produz o que ingerimos é um fator que nos auxilia em
boas escolhas.
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