quarta-feira, 12 de setembro de 2012

De onde vem o patchouli?



Pogostemon cablin Benth., popularmente conhecida como patchouli, é uma planta arbustiva, com folhas extremamente aromáticas pertencente a família Lamiaceae. A região originária desta planta localiza-se na Malásia, Filipinas e sul da Índia. O cultivo do Pogostemon cablin Benth está disseminado em todo mundo, tendo como maiores produtores a Indonésia, China, Malásia e a América do Sul. A média de produção de óleo essencial de patchouli do Brasil é de 12 toneladas por ano.

O óleo essencial deste arbusto, extraído por destilação a vapor das folhas secas, é amplamente empregado em perfumaria, cosméticos e fitoterapia. O óleo de patchouli é uma mistura de mais de 30 componentes químicos, e a maior porcentagem é contituída de patchoulol, que compõe 30 a 40%, e é responsável pelo aroma característico. O patchoulol e também o α-patchouleno regulam o aroma odor balsâmico amadeirado, com nuance herbácea e floral.

Antigamente seu aroma marcante servia como prova de autenticidade aos produtos importados indianos, já que suas folhas vinham junto a tapetes e sedas. Também foi muito associado ao movimento hippie nos anos 60, e hoje o patchouli sobressai na composição de perfumes sofisticados, como os elaborados por Prada, Thierry Mugler, Dior, Gucci, Yves Saint Laurent entre outros.

As pesquisas com o óleo essencial de patchouli também estão evoluindo em propriedades medicinais e farmacológicas. Sua essência pode ser estimulante, afrodisíaca e descongestionante. Também há evidências de sua eficácia em atividades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes, inseticida e repelente contra insetos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário