sábado, 4 de setembro de 2010

Quero bananas sem manchas!

          A banana é a segunda fruta mais consumida no Brasil, e a segunda também em volume de produção. Possui grande importância na alimentação brasileira, pois seu consumo é ótima fonte de nutrientes, a baixo custo.

          Ela é colhida verde, quando possui alto teor de amido (responsável pela sensação de “amarrar” a boca) e textura rígida. Quando madura, a polpa da banana apresenta textura macia e alto teor de açúcares. No amadurecimento da banana ocorre quebra do amido, que se transforma em açúcar; degradação da clorofila da casca, pigmento que confere a cor verde; e produção de carotenóides, que são responsáveis pela cor amarela.

         Se após a colheita a banana for exposta a impactos, amassamentos e/ou abrasões ela irá mostrar em sua casca as conseqüências do manejo inadequado: manchas escuras. Esses tipos de danos devem ser evitados mesmo que as bananas ainda estejam verdes e rígidas, nesta fase não será possível ver qualquer tipo de sintoma, mas durante o amadurecimento ele aparecerá.

         Bananas bem manejadas, preservadas de danos, são inteiramente amarelas e não possuem manchas escurecidas. O armazenamento abaixo de 14°C também é responsável pelo escurecimento da casca.

         A observação da presença das manchas pode ajudar a escolher uma fruta de melhor qualidade e que irá ficar mais na prateleira. A uniformidade da cor amarela na casca é sinal de fruta bem cuidada e que oferecerá todos os benefícios de seus nutrientes. Uma vez que ela não sofreu injúrias até o caminho da sua casa, ela também terá condições de durar alguns dias a mais.

4 comentários:

  1. Com toda certeza as manchas na casca diminuem a "atração" dos consumidores pela fruta. Porém somente um cuidado pós-colheita não é suficiente para que esses danos não ocorram. Há insetos que causam injurias nas cascas, fazendo com que apareçam manchas, isso se torna um fator agravante no mercado internacional que é muito exigente.

    ResponderExcluir
  2. Curiosidades sobre a fruta.
    Curiosidade 1:

    no Brasil essa fruta é vendida por cachos ou pencas (por quilo). Dificilmente ocorre como na Ásia e Europa que são vendidas por DEDO! Isso mesmo, por UNIDADE! Eu nunca fui para nenhum dos continentes citados, porém já vi relatos que na Europa um dedo de banana custa 3 euros, pasmem!

    Curiosidade 2:
    como o mercado internacional é muito exigente, as frutas chegam em seus destinos com preços relativamente altos. Por esse motivo, no Japão, as fruta são embaladas em pacotes lindos, para serem dadas de PRESENTE! Sim, lá não são só as professoras que ganham frutas de presente.

    ResponderExcluir
  3. Destaque para o Vale do Ribeira, com grande produção da fruta!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, muito obrigada pelos comentários!
    Enriqueceu o conteúdo do post!

    Nos visite sempre!

    ResponderExcluir