terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sobre as alcaparras

         A alcaparreira é um arbusto perene que demora de 3 a 4 anos para entrar em produção. As alcaparras que consumimos são botões florais, colhidos antes da abertura das pétalas e curtidos em água e sal grosso, vinagre e sal, ou alternativamente em água, sal vinagre e vinho. Contém vitamina C, cálcio, fibras, proteínas, carboidratos e considerada estimulante de apetite e digestiva.

         As alcaparras são utilizadas como condimento especialmente em peixes, e lugar de destaque em pratos da culinária maditerrânea, tem sabor meio doce/ácido e aroma sutil. Também tempera carnes, vinagretes, molhos com mostarda, saladas, recheios e maioneses. A escolha de alcaparras menores é o segredo do sabor, elas devem ser adicionadas aos pratos na parte final do cozimento, assim seu aroma não é perdido.

         São originárias da região mediterrânea, e são produzidas principalmente na Espanha, França, na região da Sicília e na Grécia. Necessitam de temperaturas altas e solos calcários, ou seja, que são caracterizados por altos valores de pH e alta concentração de cálcio, situação restrita no Brasil. A produtividade varia de 1 a 3 quilos por planta/ano de botões florais.

          No Brasil, o engenheiro Sérgio Di Petta que possui um sítio localizado em Brasópolis-MG, é responsável pela primeira safra de alcaparras nacionais, conseguida a partir de muitos testes feitos por ele mesmo. Com persistência de 10 anos de estudo ele é o pioneiro na pesquisa de características botânicas da planta. No ano passado, vendeu a produção para supermercados da região e cada 60 gramas de alcaparras saíam por R$ 4. A produção ainda é pequena, mas o objetivo principal do não é comercializar o produto, mas difundir o que aprendeu sobre a alcaparreira.


*Conheça o blog do engenheiro Sergio Di Petta e saiba mais sobre as alcaparras! http://sergiodipetta.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário