terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que é cassis?

          O cassis é uma frutinha pequena, em formato de bagas e de cor bem escura. O termo cassis é originário da França, um dos países onde é muito apreciado e utilizado na gastronomia. É denominado também blackcurrant, ou simplesmente groselha preta e pertence à mesma família da groselha vermelha que conhecemos.

          Possui quantidade muito elevada de vitamina C, e alguns estudos com bons resultados, são realizados para investigar suas propriedades antioxidantes, no combate ao stress e inflamações. É apontado um dos alimentos mais promissores dentre aqueles ditos funcionais, e mesmo com o processamento para a obtenção de geléias, sucos, vinho e licores, preserva grande parte dos compostos e nutrientes de sua casca e polpa.

         Nativo da Europa e da Ásia, a produção mundial chega a 270.000 toneladas anualmente. Rússia e Polônia são responsáveis por 70% da produção, sendo a Polônia o maior exportador da fruta, uma vez que a Rússia tem toda produção direcionada em seu mercado interno.

          O pé de groselha preta requer solos com pH corrigidos entre 6,5 e 6,8 e com elevada porcentagem de matéria orgânica para uma boa produção. Exigem temperaturas baixas, e entram em dormência nos meses que apresentam mais frio. É uma fruta tipicamente de clima temperado, e que encontra dificuldades na adaptação em climas tropicais, como o do Brasil.


9 comentários:

  1. Por favor, remova a vírgula que existe entre o sujeito e o verbo da segunda sentença do segundo parágrafo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma geléia da fruta e gostei muito e recomendo. Principalmente depois de saber de suas propriedades benéficas a saúde.

    ResponderExcluir
  3. se vc sabe onde encontrar aqui no estado do rio me diga.

    ResponderExcluir
  4. comprei a geleia e gostei muito, principalmente pelo saber!

    ResponderExcluir
  5. Amei esta frutinha!Acabei de conhecê-la aqui em Londres!

    ResponderExcluir