quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para as flores durarem mais

         Comprar flores, seja para presentear ou não, é um hábito em crescimento. Flores podem despertar bons sentimentos, trazer bem estar e delicadeza ao nosso dia-a-dia.
         É natural querer que elas fiquem bonitas por muito tempo. Para que as flores de corte decorem nossa casa (e nossa vida) por mais dias podemos utilizar alguns truques.
      
          Escolha bem a localização. O lugar deve ser bem arejado e apresentar boa iluminação, mas que não permita a incidência direta de raios solares. A temperatura deve ser amena e a exposição ao ar-condicionado não é recomendado.
         Devemos atentar sobre a proximidade com outros vegetais. Algumas frutas, por exemplo, produzem quantidade relativamente elevada de um fito-hormônio gasoso, denominado etileno, que é responsável pela estimulação da senescência. Ao entrar em contato com atmosferas que apresentam este gás, as flores que são mais sensíveis, podem ter sua longevidade diminuída.
          Ao dispor as hastes em um vaso lembre-se de retirar todas as flores e folhas que apresentarem algum sinal de envelhecimento, como murcha, amarelecimento e necroses. Retire as folhas que ficam sob a água, isso evita que elas se deteriorem e sirvam de alimento para possíveis microorganismos que irão causar contaminação, inclusive nos vasos condutores das flores.
         Adicione na água uma pequena porção de açúcar (uma colher de chá em um litro)e alguns pingos de água sanitária, isto vai garantir fonte de energia e evitar o aparecimento de fungos e bactérias. A adição destes elementos na água deve melhorar e prolongar a vida de folhas e flores, contudo, é sempre bom observar a qualidade das hastes. Não se pode determinar uma única boa concentração para todos os tipos de flores, é necessário adaptar.
         Tenha o cuidado de trocar a água do vaso, mantendo-a sempre limpa, e cortar a base da flor sempre que for possível. Não é necessário borrifar água diretamente nas flores.

         E aproveite para admirar beleza proporcionada por elas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário