sábado, 11 de setembro de 2010

Época de: Amora!

          A amoreira-preta pode ser facilmente encontrada em jardins, passeios e praças em nossas cidades, e por ser uma planta rústica é comum também que elas produzam uma boa safra.

         Repare bem: será que não tem nenhuma árvore perto de você cheia dessas frutinhas penduradas?

         Fazer uma “colheita” nestas árvores é uma boa idéia! Em 2008, na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) o preço do quilo da amora variou entre R$12,00 a R$18,00. Grande parte das amoras do mercado in natura ou para o processamento são importadas, principalmente do Chile, que possui boa produção e oferece preços competitivos. Também há importação de países europeus.

         O grande varejo não costuma comercializar estas frutas. Por serem altamente perecíveis elas necessitam de ótimo manejo e infra-estrutura, principalmente sobre a refrigeração. Apenas uma grande rede compra essas frutas em pequena quantidade, e para ofertar em suas lojas classe A.

          A amora é nutritiva. Contêm 85% de água, 10% de carboidratos, com elevado conteúdo de minerais, vitaminas B e A e cálcio. Contém ácido elágico, que vem sendo estudado por suas funções a anti-mutagênica e anticancerígena.

         É uma fruta de clima temperado e a sua produção nacional é proveniente de municípios gaúchos, e aqui em São Paulo o destaque vai para a cidade de Campos do Jordão.

         O ponto certo de retirada da planta é quando a fruta está inteiramente preta. Se quiser conservá-las por até 2 dias é necessário controlar a umidade em torno de 90% e a temperatura em torno de 2°C.


4 comentários:

  1. Parabéns ao pessoal da Fruthífera pelo Blog.

    Snack Frutas
    Delivery de Frutas Frescas nos Escritórios

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos o acesso!
    Seja muito bem-vindo por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é a hora das amoras. Pelas cidades que passo sempre há uma árvore da fruta carregada, uma coisa linda de se ver (minha sobrinha adora, rs).

    ResponderExcluir
  4. onde encontro, pois desejo comer, mas ainda não encontrei...

    ResponderExcluir