quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frutas enceradas

              Você já deve ter ido comprar frutas e reparado no brilho intenso que algumas apresentam, pode até ter adquirido uma em especial, influenciado pela sua beleza. Algumas frutas produzem ceras naturais que servem para evitar a perda de água para o ambiente e também realçam sua cor.
               Durante a colheita, transporte e armazenamento podem ocorrer perdas desta cera natural, ocasionando também murcha, enrugamento, modificações de textura e alterações de sabor.
           
              Para suprir esta perda podem ser aplicados alguns recobrimentos que substituem a película natural.
              Ceras aplicadas em recobrimento de frutas são retiradas da natureza. A mais utilizada é a forma em emulsão solúvel em água de cera de carnaúba. A carnaúba é uma palmeira encontrada no nordeste brasileiro, a partir do revestimento que possui em suas folhas é retirado um pó, de onde é obtida a cera.
             Em frutas de formato regular, como mangas e goiabas, é possível fazer o polimento da casca após a secagem da cera, e é isto que confere o aspecto brilhante. Em frutas de formato muito irregular, como o abacaxi, também é possível a utilização da cera, mas impossibilita o polimento, e é utilizada apenas com o fim de evitar respiração, evaporação e transpiração excessiva da fruta.
            
             As concentrações da cera podem variar em até 30% e são adaptadas, através de pesquisas, de acordo com as características de cada fruta. Frutas tropicais tendem a se adaptar melhor em concentrações mais baixas, pois além de outros fatores, possuem respiração elevada. Se a concentração da cera for alta o suficiente que não permita a entrada ideal de oxigênio, pode ocorrer processo de fermentação da polpa. A aplicação de concentrações erradas pode trazer diversos sintomas como escurecimento não desejado, cheiro desagradável, perda de firmeza,... entre muitos outros decorrentes da alteração do metabolismo da fruta.
             Hoje são estudados diversos recobrimentos, como fécula de mandioca e quitosana, para que cada um possa ser aplicado da melhor forma e melhor concentração em frutas, e também legumes e flores, com a finalidade de obter conservação e oferecer produtos de qualidade ao consumidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário