sábado, 7 de agosto de 2010

Sabores do Mundo: China

           O vasto território e o número elevado de habitantes, estimado em 1,3 bilhão, equivalente a um quinto da população da Terra, faz da China um local peculiar. A economia tem mostrado crescimento robusto ao longo dos anos, os índices de produção de alimentos são elevados na maioria das culturas, e o mercado interno tem grande poder de absorção.
            Os números de produção chinesa são realmente impressionantes, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), o país é o maior produtor mundial de tomate, batata e alho no mundo. Mantém-se em primeiro lugar para diversas culturas, como hortaliças e verduras, onde a produção é 5 vezes maior que  a Índia, e 60 vezes maior que o Brasil. Maior produção de pimentas e pimentões, 7 vezes maior que o segundo colocado, o México. Produção de melancias 18 vezes maior que o segundo colocado, o Irã.
            Além de grande produtor e consumidor a China compartilha com o mundo as suas espécies nativas. No Brasil cultivamos pêssegos, espécies cítricas, kiwis, lichias entre outras que são provenientes daquele país.
            A lichia, em especial, tem ganhado mercado no Brasil recentemente. Originária da região subtropical chinesa de Guangdong, guarda histórico de produção de 2.000 anos. Atualmente no Brasil o estado de São Paulo é responsável por 90% da produção de lichia, em 2007 na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) foram vendidas 1.000 de toneladas da fruta. É um dos sabores nativos chineses que ganhou a predileção dos consumidores brasileiros.



Um comentário:

  1. Curiosidades sobre a china!
    Curiosidade 1:
    muitos descriminam chineses por comerem insetos, ratos, entre outras coisas, porém muita gente não sabe o tanto que esse país sofreu com a escassez de alimentos durante um bom tempo. Por isso os chineses aprenderam a não desperdiçar alimentos e a comer de tudo. É como dizem, na hora da fome, você come o que tem pela frente!

    Curiosidade 2:
    na china é comum utilizar em povoados dejetos humanos em compostagem, para a adubação. A utilização desses excrementos podem trazer doenças, caso não sejam bem manejados, isso fez com que na china quase todos, se não todos, alimentos tivessem que ser cozidos ou fritos para poderem ser consumidos.

    Muito boa a iniciativa do blog!
    Continue postando!
    Beijos
    Ricardo

    ResponderExcluir