terça-feira, 3 de agosto de 2010

Época de: Brócolis!

             O brócolis é uma hortaliça de inflorescência originária da região do Mediterrâneo. Podemos encontrar dois tipos de brócolis, o ramoso e o de cabeça única, ambos são excelentes fontes de ferro, fósforo, cálcio e fibras.
            A oferta aumenta entre os meses de junho e novembro, sendo esses os meses onde é possível encontrar os melhores preços.                     
Na hora da compra, para garantir um produto de boa qualidade, é recomendável que seja observada a existência de flores abertas nas inflorescências. Flores abertas indicam um produto não tão fresco, e que durará menos.
A cor é uma referência para a qualidade, prefira os que apresentam cor verde escuro, sem sinais de amarelecimento. Prefira também talos e flores firmes, com aparência compacta.
O brócolis é bem conservado em baixas temperaturas, quando armazenado em geladeira pode durar em torno de 4 dias, à 0ºC pode chegar a 4 semanas. Para um bom congelamento devem-se mergulhar os floretes em água fervendo por dois minutos, e em seguida colocá-los em água bem gelada com cubos de gelo. Após este processo, secá-los e levar ao congelador. Este processo evita a perda da cor característica.
Para aproveitar todos os benefícios no consumo o correto é que o cozimento seja feito no vapor, em torno de 7 minutos. O cozimento na água ocasiona perda de nutrientes à medida que se aumenta o tempo que os floretes ficam na água, e também causa perda de cor e firmeza.
E as folhas do brócolis, já pensou em consumi-las?
As folhas têm alto valor nutritivo, e geralmente são descartadas. Em 100g de folhas  é possível ingerir mais da metade do valor recomendado de cálcio para indivíduos adultos, que é de 800mg/dia.

--------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                                                                          
                                                                               
Esta é a primeira postagem! Obrigada por acessar o blog!

Um comentário: