sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que é pistache?

          O pistache (Pistacia vera L.) é uma noz, nativa da Ásia Central, de países como a Síria, Irã, Turquia Grécia e Afeganistão. O Irã é o maior produtor mundial de pistaches, possui 300 mil hectares ou cerca de 70% com cultivo tradicional, porém de baixa produtividade por área. Países como a Austrália e o Chile tem investido em áreas de alta produtividade objetivando a exportação. Os maiores consumidores de pistache são os chineses, seguidos por americanos, russos e indianos.

          O pistacheiro é uma árvore que mede de 3 a 8 metros, pertencente à família Anacardiaceae (a mesma que o caju e a manga). Demoram de 7 a 10 anos para entrarem em produção plena, em contrapartida a longevidade é uma de suas marcas, há relatos de plantas com 80 anos com boas produções. Tem característica bienal, o que quer dizer que um ano produzem muito bem, e no outro tem baixa produção. São exigentes em frio e em água.

          Pode ser consumido na forma de noz, torrado e salgado, comercializado com ou sem casca. Muito utilizado na confeitaria em geral, o óleo de noz de pistache também é usado em indústrias de cosméticos e farmacêuticos.

          Não há cultivo comercial do pistacheiro no Brasil, aqueles que consumimos são importados. Segundo pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ele poderia ser adaptado em áreas onde temos clima temperado, ou com tradição e tecnologia em produção de frutas, juntamente com outras produções, como a uva, seria uma forma de consórcio que compensaria os primeiros anos improdutivos.

         O preço do pistache pode variar, dependendo da sua origem e qualidade, mas um preço médio no mercado é de R$ 12,00 cada 100g.



Um comentário:

  1. UMA REGIÃO DO BRASIL QUE ERA RICA EM CANA DE AÇÚCAR E QUE EMPOBRECEU MUITO COM O DECLÍNIO DA CULTURA E COM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL PARA O RIO DE JANEIRO, À EPOCA, FOI O NORDESTE!! MAS O NORDESTE TEM UMA OPORTUNIDADE INCRÍVEL DE VOLTAR A SER UMA DAS REGIÕES MAIS RICAS DO PAÍS. EU VEJO ISSO CLARAMENTE COMO VEJO A RUA DO VIDRO TRANSPARENTE DE MINHA JANELA DE CASA!!!
    O NORDESTE TEM UM CLIMA PARECIDO COM O CLIMA MEDITERRÂNEO, O CICLO DE CHUVAS É MUITO PARECIDO COM O DA ESPANHA, PORTUGAL, ITÁLIA, PARTE DO ORIENTE MÉDIO, CALIFÓRNIA, CHILE, SUDOESTE DA ARGENTINA, ÁFRICA DO SUL(CAPE TOWN), E SUDESTE DA AUSTRÁLIA!!!
    VAMOS DEFINIR O CLIMA MEDITERRÂNEO PARA QUE NÓS POSSAMOS ENTENDER O FATO DE INTRODUZIR A CULTURA NO LOCAL:

    -O CLIMA MEDITERRÂNEO TEM UMA CARACTERÍSTICA INVERSA AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO SUDESTE BRASILEIRO, O CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO SUDESTE DO BRASIL É SECO NO INVERNO E ÚMIDO NO VERÃO, É DO TIPO Cwa, PELA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN-GEIGER. CWA, QUER DIZER: QUENTE E ÚMIDO NO VERÃO E SECO E UM POUCO FRIO NO INVERNO.
    O CLIMA MEDITERRÂNEO É O INVERSO: QUENTE E SECO NO VERÃO,E ÚMIDO E FRIO NO INVERNO!!

    O PISTACHE É UMA FRUTA MEDITERRÂNEA E ADVEIO DE UM CLIMA COMO ESSE E SE ADAPTA MAIS FACILMENTE A ESTE TIPO DE CLIMA ORIGINÁRIO!!
    O CLIMA DE CIDADES COMO TRIUNFO, GARANHUNS, CAETÉS, POR EXEMPLO, É SECO NO VERÃO E ÚMIDO NO INVERNO, E POR ESTAREM LOCALIZADAS EM MONTANHAS NO AGRESTE, O CLIMA É MAIS FRESCO QUE O CLIMA DAS CIDADES LITORÂNEAS NORDESTINAS DANDO A ESTAS PECULIARIDADES DIFERENCIADAS E PRIVILEGIADAS PARA QUE O SUCESSO DO PISTACHE VENHA MAIS RÁPIDO!!
    O AGRESTE É A REGIÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE O ÚMIDO LITORAL E O SEMI-SECO SERTÃO BRASILEIRO!!!
    NÃO FALO SÓ DO PISTACHE, MAS COMPLETO ESSE COMETÁRIO COM A TÂMARA, COM O DAMASCO, COM AS NOZES!! SE FOSSEM CRIADAS FAZENDAS, FÁBRICAS E COOPERATIVAS DE PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS NO NORDESTE BRASILEIRO, HAVERIAM MAIS EMPREGOS E MENOS MISÉRIA NO INTERIOR DO MESMO.ISSO IRIA EMPREGAR MUITA GENTE DESEMPREGADA. COM O DINHEIRO DAS FÁBRICAS E COOPERATIVAS, OS PRÓPRIOS EMPRESÁRIOS E FAZENDEIROS PODERIAM INVESTIR EM FACULDADES E ESCOLAS PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE AONDE FOI IMPLANTADAS ESTAS COOPERATIVAS, PORQUE A PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS GERAM MUITO DINHEIRO(LUCRO), PRINCIPALMENTE EM ÉPOCAS NATALINAS. PENSEM NISSO!!

    ResponderExcluir