terça-feira, 12 de outubro de 2010

Época de: Jabuticaba!



"No sítio de dona Benta havia vários pés, mas bastava um 
para que todos se regalassem até enjoar. Justamente naquela semana as jabuticabas
tinham chegado “no ponto” e Narizinho não fazia outra coisa senão chupar jabuticabas. 
Volta e meia trepava à árvore, que nem uma macaquinha. 
Escolhia as mais bonitas, punha-as entre os dentes e tloc! 
E depois do tloc, uma engolidinha de caldo e pluf! – caroço fora. 
E tloc, pluf, tloc, pluf, lá passava o dia inteiro na árvore."


Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato



          A jabuticaba tem sabor de infância! Afinal, nos é familiar consumi-las da forma como Monteiro Lobato descreveu: direto do tronco da jabuticabeira.

          Estamos na época de jabuticabas no estado de São Paulo, porém, a oferta para comprá-las em feiras ou supermercados é pequena. Logo, para que possamos desfrutar de seu gosto, temos que recorrer pomares caseiros de vizinhos e amigos que tenham nos seus quintais, sítios, chácaras...

          Existem muitas variedades de jabuticabas, dentre elas destacamos a Sabará, a mais apreciada de todas: produtiva, pequena e saborosa. Também é comum encontrarmos a Paulista, que possui frutos maiores.

         A safra da jabuticaba dura pouco e, além disso, a frutinha é altamente perecível. Depois de retirada da árvore, é natural que haja murcha e processo de fermentação. Jabuticabas podem ser armazenadas por no máximo 3 dias, acondicionadas em sacos plásticos e em geladeira.

          Cientistas de várias instituições pesquisam para conhecê-la melhor, mesmo sendo nativa do Brasil, ainda temos poucos estudos sobre o tema.

          Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a jabuticaba possui alto teor de antocianina, localizada em sua casca. São 314 mg/100g, valor que fica acima do encontrado em uvas tintas. A antocianina ajuda a combater os radicais livres, que estão ligados ao processo de envelhecimento. Além disso, ainda temos fósforo, ferro e vitamina C em sua polpa.

         Podemos consumi-la de várias formas: in natura, licores, geléias, sucos...

         Em São Carlos-SP, existe um local encantador, uma alameda de jabuticabeiras, composta por mais de 200 árvores. Ela fica na Fazenda Pinhal, patrimônio histórico e artístico nacional. Conta a história que em 1890, o proprietário da fazenda, o Conde do Pinhal, recebeu o seguinte telegrama em viagem pela Europa: “Jabuticabas em flor no Pinhal”. Bastavam essas palavras para que ele arrumasse as malas e voltasse para o Brasil.

 



"Atrás do grupo-escolar ficam as jabuticabeiras.
Estudar, a gente estuda. Mas depois,
ei pessoal: furtar jabuticaba.
Jabuticaba chupa-se no pé.”
 
Menino Antigo - Carlos Drummond de Andrade



2 comentários:

  1. Por que pararam de postar?
    É um blog interessante, "com futuro"!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mãe a venda!
    Obrigada pelo carinho,devagar colocaremos mais posts sim!
    Bem-vinda!

    ResponderExcluir