sábado, 28 de julho de 2012

Época de: Kiwi!




Actinidia deliciosa: é o nome do kiwi, a fruta de gosto suave que conhecemos e apreciamos. O kiwi é originário de climas temperados da China, mas tem a Nova Zelândia como primeiro produtor em larga escala. Hoje a Itália é o país que mais produz a fruta, seguido da própria Nova Zelândia e do Chile. Aqui no Brasil 50% do que consumimos é importado do Chile, e os outros são produzidos no sul do país.
O kiwi é uma planta trepadeira, que necessita de tutoramento, exigente em água e é imprescindível a presença de no mínimo 8 plantas femininas para 1 masculina para que ocorra polinização e boa produção.
Para conservar a qualidade da fruta podemos armazená-la sob refrigeração por mais de 100 dias em temperaturas de até 0°C. O amolecimento é um dos problemas que podem acometer o kiwi, e para evitar que isto ocorra devemos deixa-lo longe de frutas que produzem muito etileno (hormônio do amadurecimento) como mamão e banana.
          
          É época de kiwi! Gosta da fruta? Aproveite para comprá-la com preços que estão variando entre R$ 2,98/kg para a fruta nacional e R$ 5,00/kg para a fruta importada. 

            Além do kiwi tradicional que conhecemos, existe também o de coloração dourada, produzido há alguns anos na Nova Zelândia. Com formato mais ovalado, promete ser mais doce e ter alto conteúdo de potássio, fibras, vitamina C e E. A. Ainda não o vi por aqui no Brasil.

          
              E ainda temos mais um kiwi, você conhece este abaixo?


           Qualquer semelhança não é mera coincidência! 


Esse é o Apteryx australis, denominado popularmente como kiwi (ou quivi), e empresta seu nome a fruta, e por sua vez recebe este nome devido ao som agudo característico que emite.
Esta ave exótica é endêmica e símbolo da Nova Zelândia, contudo, algumas de suas espécies estão em extremo perigo de extinção. O kiwi é uma ave de hábitos noturnos e ainda possui uma grande desvantagem: devido à falta de competição e inimigos naturais durante milhares de anos as suas asas foram diminuindo e atrofiando. O kiwi não voa! Com a colonização da Nova Zelândia alguns animais predadores inexistentes na ilha foram introduzidos e a população destas pequenas aves foi diminuída.