terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que é cassis?

          O cassis é uma frutinha pequena, em formato de bagas e de cor bem escura. O termo cassis é originário da França, um dos países onde é muito apreciado e utilizado na gastronomia. É denominado também blackcurrant, ou simplesmente groselha preta e pertence à mesma família da groselha vermelha que conhecemos.

          Possui quantidade muito elevada de vitamina C, e alguns estudos com bons resultados, são realizados para investigar suas propriedades antioxidantes, no combate ao stress e inflamações. É apontado um dos alimentos mais promissores dentre aqueles ditos funcionais, e mesmo com o processamento para a obtenção de geléias, sucos, vinho e licores, preserva grande parte dos compostos e nutrientes de sua casca e polpa.

         Nativo da Europa e da Ásia, a produção mundial chega a 270.000 toneladas anualmente. Rússia e Polônia são responsáveis por 70% da produção, sendo a Polônia o maior exportador da fruta, uma vez que a Rússia tem toda produção direcionada em seu mercado interno.

          O pé de groselha preta requer solos com pH corrigidos entre 6,5 e 6,8 e com elevada porcentagem de matéria orgânica para uma boa produção. Exigem temperaturas baixas, e entram em dormência nos meses que apresentam mais frio. É uma fruta tipicamente de clima temperado, e que encontra dificuldades na adaptação em climas tropicais, como o do Brasil.


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para as flores durarem mais

         Comprar flores, seja para presentear ou não, é um hábito em crescimento. Flores podem despertar bons sentimentos, trazer bem estar e delicadeza ao nosso dia-a-dia.
         É natural querer que elas fiquem bonitas por muito tempo. Para que as flores de corte decorem nossa casa (e nossa vida) por mais dias podemos utilizar alguns truques.
      
          Escolha bem a localização. O lugar deve ser bem arejado e apresentar boa iluminação, mas que não permita a incidência direta de raios solares. A temperatura deve ser amena e a exposição ao ar-condicionado não é recomendado.
         Devemos atentar sobre a proximidade com outros vegetais. Algumas frutas, por exemplo, produzem quantidade relativamente elevada de um fito-hormônio gasoso, denominado etileno, que é responsável pela estimulação da senescência. Ao entrar em contato com atmosferas que apresentam este gás, as flores que são mais sensíveis, podem ter sua longevidade diminuída.
          Ao dispor as hastes em um vaso lembre-se de retirar todas as flores e folhas que apresentarem algum sinal de envelhecimento, como murcha, amarelecimento e necroses. Retire as folhas que ficam sob a água, isso evita que elas se deteriorem e sirvam de alimento para possíveis microorganismos que irão causar contaminação, inclusive nos vasos condutores das flores.
         Adicione na água uma pequena porção de açúcar (uma colher de chá em um litro)e alguns pingos de água sanitária, isto vai garantir fonte de energia e evitar o aparecimento de fungos e bactérias. A adição destes elementos na água deve melhorar e prolongar a vida de folhas e flores, contudo, é sempre bom observar a qualidade das hastes. Não se pode determinar uma única boa concentração para todos os tipos de flores, é necessário adaptar.
         Tenha o cuidado de trocar a água do vaso, mantendo-a sempre limpa, e cortar a base da flor sempre que for possível. Não é necessário borrifar água diretamente nas flores.

         E aproveite para admirar beleza proporcionada por elas!


domingo, 15 de agosto de 2010

Cor de cenoura

          Se você pensar em cor de cenoura, qual cor vem a sua cabeça?
          Laranja?
          Sim, está certo. Mas não temos somente cenoura em tons de laranja. Esta raiz comestível aromática, originária de países da Ásia Central, tem um passado de muitas cores: roxas, brancas, amarelas e vermelhas!
         
          Há quem afirme que as primeiras cenouras de cor laranja surgiram na Holanda, e foram desenvolvidas para homenagear o príncipe Guilherme I com a cor heráldica daquele país. Há também a possibilidade dos consumidores terem preferido a cenoura laranjada porque ela não desbota, uma vez que o pigmento roxo é solúvel em água e sai facilmente nas mãos, na água de cozimento e nas panelas, causando muitas manchas.

          A supremacia e a aparência da cenoura de cor laranja são inquestionáveis.

          Aqui no Brasil os maiores produtores de cenoura são os municípios de São Gotardo e Carandaí (MG), microrregião de Irecê (BA), Piedade, Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP), e Ponta Grossa e Marilândia (PR). A Embrapa, há muito tempo, é grande responsável pelo desenvolvimento de cultivares adaptados para o clima do Brasil. Localizada no Distrito Federal, a Embrapa Hortaliças é responsável pela introdução de tecnologias, produção de sementes, regularização de oferta, desenvolvimento de cultivares para o processamento mínimo, entre outros benefícios, através do desenvolvimento de cenouras que levam nomes tipicamente do cerrado: Brasília, Alvorada, Esplanada e Planalto.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Frutas enceradas

              Você já deve ter ido comprar frutas e reparado no brilho intenso que algumas apresentam, pode até ter adquirido uma em especial, influenciado pela sua beleza. Algumas frutas produzem ceras naturais que servem para evitar a perda de água para o ambiente e também realçam sua cor.
               Durante a colheita, transporte e armazenamento podem ocorrer perdas desta cera natural, ocasionando também murcha, enrugamento, modificações de textura e alterações de sabor.
           
              Para suprir esta perda podem ser aplicados alguns recobrimentos que substituem a película natural.
              Ceras aplicadas em recobrimento de frutas são retiradas da natureza. A mais utilizada é a forma em emulsão solúvel em água de cera de carnaúba. A carnaúba é uma palmeira encontrada no nordeste brasileiro, a partir do revestimento que possui em suas folhas é retirado um pó, de onde é obtida a cera.
             Em frutas de formato regular, como mangas e goiabas, é possível fazer o polimento da casca após a secagem da cera, e é isto que confere o aspecto brilhante. Em frutas de formato muito irregular, como o abacaxi, também é possível a utilização da cera, mas impossibilita o polimento, e é utilizada apenas com o fim de evitar respiração, evaporação e transpiração excessiva da fruta.
            
             As concentrações da cera podem variar em até 30% e são adaptadas, através de pesquisas, de acordo com as características de cada fruta. Frutas tropicais tendem a se adaptar melhor em concentrações mais baixas, pois além de outros fatores, possuem respiração elevada. Se a concentração da cera for alta o suficiente que não permita a entrada ideal de oxigênio, pode ocorrer processo de fermentação da polpa. A aplicação de concentrações erradas pode trazer diversos sintomas como escurecimento não desejado, cheiro desagradável, perda de firmeza,... entre muitos outros decorrentes da alteração do metabolismo da fruta.
             Hoje são estudados diversos recobrimentos, como fécula de mandioca e quitosana, para que cada um possa ser aplicado da melhor forma e melhor concentração em frutas, e também legumes e flores, com a finalidade de obter conservação e oferecer produtos de qualidade ao consumidor.


sábado, 7 de agosto de 2010

Sabores do Mundo: China

           O vasto território e o número elevado de habitantes, estimado em 1,3 bilhão, equivalente a um quinto da população da Terra, faz da China um local peculiar. A economia tem mostrado crescimento robusto ao longo dos anos, os índices de produção de alimentos são elevados na maioria das culturas, e o mercado interno tem grande poder de absorção.
            Os números de produção chinesa são realmente impressionantes, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), o país é o maior produtor mundial de tomate, batata e alho no mundo. Mantém-se em primeiro lugar para diversas culturas, como hortaliças e verduras, onde a produção é 5 vezes maior que  a Índia, e 60 vezes maior que o Brasil. Maior produção de pimentas e pimentões, 7 vezes maior que o segundo colocado, o México. Produção de melancias 18 vezes maior que o segundo colocado, o Irã.
            Além de grande produtor e consumidor a China compartilha com o mundo as suas espécies nativas. No Brasil cultivamos pêssegos, espécies cítricas, kiwis, lichias entre outras que são provenientes daquele país.
            A lichia, em especial, tem ganhado mercado no Brasil recentemente. Originária da região subtropical chinesa de Guangdong, guarda histórico de produção de 2.000 anos. Atualmente no Brasil o estado de São Paulo é responsável por 90% da produção de lichia, em 2007 na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) foram vendidas 1.000 de toneladas da fruta. É um dos sabores nativos chineses que ganhou a predileção dos consumidores brasileiros.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Época de: Brócolis!

             O brócolis é uma hortaliça de inflorescência originária da região do Mediterrâneo. Podemos encontrar dois tipos de brócolis, o ramoso e o de cabeça única, ambos são excelentes fontes de ferro, fósforo, cálcio e fibras.
            A oferta aumenta entre os meses de junho e novembro, sendo esses os meses onde é possível encontrar os melhores preços.                     
Na hora da compra, para garantir um produto de boa qualidade, é recomendável que seja observada a existência de flores abertas nas inflorescências. Flores abertas indicam um produto não tão fresco, e que durará menos.
A cor é uma referência para a qualidade, prefira os que apresentam cor verde escuro, sem sinais de amarelecimento. Prefira também talos e flores firmes, com aparência compacta.
O brócolis é bem conservado em baixas temperaturas, quando armazenado em geladeira pode durar em torno de 4 dias, à 0ºC pode chegar a 4 semanas. Para um bom congelamento devem-se mergulhar os floretes em água fervendo por dois minutos, e em seguida colocá-los em água bem gelada com cubos de gelo. Após este processo, secá-los e levar ao congelador. Este processo evita a perda da cor característica.
Para aproveitar todos os benefícios no consumo o correto é que o cozimento seja feito no vapor, em torno de 7 minutos. O cozimento na água ocasiona perda de nutrientes à medida que se aumenta o tempo que os floretes ficam na água, e também causa perda de cor e firmeza.
E as folhas do brócolis, já pensou em consumi-las?
As folhas têm alto valor nutritivo, e geralmente são descartadas. Em 100g de folhas  é possível ingerir mais da metade do valor recomendado de cálcio para indivíduos adultos, que é de 800mg/dia.

--------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                                                                          
                                                                               
Esta é a primeira postagem! Obrigada por acessar o blog!